![]() |
Konata - Lucky Star |
Pensei em escrever uma matéria do tipo porque, apesar de já haver um monte (e saibam que, um monte MESMO) de blogs,sites e etc de lugares que publicaram esse tipo de matéria, eu gostaria de apresentá-la da minha forma.
Nós temos um grande grupo de pessoas que gostam de anime, e que hoje em dia vem crescendo cada vez mais e como todo grupo de pessoas, procuram um nome para se definirem ou serem definidos, no nosso caso (nosso, porque eu também faço parte ao meu ver), caso de pessoas que são "adoradoras da cultura japonesa acredito que não havia nada mais justo do que um termo do nihongo para nos definir, portanto nos tornamos Otakus; "Ah, mas, otaku é um termo muito pejorativo no japão, não é?" Na minha opinião, não, porque, a palavra "Otaku" significa "alguém que tem uma obssessão por algo", e pode ser qualquer coisa, animes, games, esportes, revistas, e claro que cada um desses tem seu nome específico no Nihon mas todos são Otakus.
Isso parece pejorativo? Acontece que, os japoneses começaram a usar desse termo para envergonhar e humilhar essas pessoas em frente as outras, a mesma coisa que aconteceu com a palavra Nerd, nos estados Unidos e com Ordinária, aqui no nosso Brasil, nenhuma delas é, em sua raiz, um termo pejorativo, é apenas uma palavra para designar alguma coisa.
Entendendo que, todo fã de anime aqui no ocidente é denominado Otaku, e sabendo a origem dessa denominação entramos no real motivo dessa matéria, como eu me refiro a uma garota que gosta desse universo?
Nós estamos acostumados com três tipos de denominações diferentes quando se trata de uma menina: Otome, Otaka ou Otaku mesmo, então antes de escrever dei uma pesquisada em alguns outros blogs e sites que achei que falavam sobre o surgimento da palavra Otaku no Brasil,e o interessante é que, apesar do termo sempre ter existido desde meados de 1980 dentro das colônias japonesas que haviam aqui, a maioria lugares que li concordavam com uma coisa: O termo realmente se popularizou após o lançamento da revista Animax, que foi a primeira a usar esse termo "editoralmente" aqui.
![]() |
Quantos vocês conseguem identificar na imagem? |
E a partir daí, tudo se desenrola; fui até o site da animax para ler uma matéria parecida (que vocês podem ler aqui), e descobri que, o termo Otaka é visto por muitos como algo muito mais pejorativo por causa de um dos editores da animax ter saído e publicado sua própria revista ( de apenas uma edição) chamada Kamikaze, onde muitos, acharam as matérias de tal revista de extremo mal gosto e cheia de insultos. A revista tem uma cópia online, que pode ser baixada aqui.
Nessa Kamikaze, existia uma matéria de três páginas apenas para " zoar" as Otakas com coisa do tipo:
- A otaka raramente anda sozinha. A regra é andarem em duplas:
quase sempre uma otaka pobre fica amiga de uma otaka rica para
que esta lhe banque. - Os cabelos da otaka são geralmente coloridos (nem que seja uma
mecha atrás da orelha); afinal todas as otakas querem parecer saídas
de um desenho animado. As ricas compram tinturas underground
importadas como a Jeans Color, vendida pela Marimoon; as pobres,
descolorem com blonder e pintam com anilina de artesanato.
E outras que vocês podem acompanhar no link acima.
E é muito provável que, por causa desta matéria que nenhuma garota dessa época gostava de ser
![]() |
Otome Road - Ikebukuro |
denominada como otaka, então, surgiu o termo otome por aqui, que significa "donzela", "garota virgem", mas o mais provavel é que, não tenham escolhido esse termo apenas pelo seu significado, mas também porque no Japão existe uma rua chamada OTOME ROAD, onde tudo é voltado para garotas que gostam de anime com muitas lojas cosplays, restaurantes cosplays e Yaoi, Muito Yaoi.
Eu, com 12 anos acho, na época em que a kamikaze foi lançada, comprava qualquer tipo de revista que fosse barata e tivesse algum personagem de anime (que eu conhecesse ou não) estampada na capa, portanto na época eu comprei a Kamikaze e não me senti ofendida pela matéria, na minha concepção foi apenas uma zueira, assim como havia com os emos e outros estilos.
E para vocês como consideram que devem ser chamadas, Otome, Otaku ou Otaka?
Olá, tudo bem Moça? :3
ResponderExcluirPra mim tanto faz otaku ou otome, atendo pelos dois hehe Mas percebi uma diferença social ao longo dos anos nesse mundo otakinho hehe
Digo, pra chamar uma garota que curte esse universo, de otome, geralmente é quando ela é mais moe e kawaii mesmo... Sabes? Aquela que só assiste shoujinhos
Agora, sobre otaka, acho meio zoação, sempre que chamam alguma otaku assim, estão tirando sarro ou algo assim... Mas digo isso pelo que já vivi kkkk Nada de certo
Beijos!
Reino dos Unicórnios ❤ || Faça-nos uma visita!
Oi!
ResponderExcluirDurante algum tempo eu ficava muito confusa sobre me denominar Otaku ou Otome, Otaka eu sempre vi como uma forma zoeira de dizer que era Otaku, então eu nunca usei, mas há um tempo atrás meados de 2010~2011 eu usava muito Otaku, até conhecer o termo Otome e ir mudando aos poucos, porque Otaku parecia masculino demais e Otome era mais delicado. ♥
Hoje em dia eu só uso Otome, mas não vejo problema algum em usar Otaku também.
Achei super interessante o post! Vai ajudar muito quem está ~começando~ nesse ramo haha
Beijinhos!
Yuurei Neko
Neko Party
Oi! Eu à uns anos só conhecia Otaku, mas à pouco tempo atrás conheci essas duas formas de dizer otaku. A que sempre gostei de me chamar é Otome, bem delicado e fofo.
ResponderExcluirGostei do post, muito bom!
Kissus and Sayonara! ice-cream-da-leno.blogspot.com