quinta-feira, 23 de março de 2017

K-pop e a cultura Otaku

JungKook (BTS) com a bandeira do Brasil (The Wings Tour - 19/03/17)
  Nos últimos dias não tem nada mais comentado do que o show do BTS aqui no Brasil, que aconteceu no dia 19 e 20 de Março em São Paulo, o que me fez perceber o quanto a indústria K-pop tem crescido nos últimos anos.
  Eu fiquei imaginando como as pessoas tiveram contato com o K-pop, e sabendo que a maioria das pessoas que conheço que são fãs do estilo, são"otakus", resolvi pesquisar um pouco sobre a relação do mundo dos "Capopeiros" com a cultura Otaku, e acabei lendo muita coisa interessante que vou repassar aqui sob meu ponto de vista.

  Meu primeiro contato com o K-pop foi, provavelmente em meados de 2011, quando assistia ao TVZ do Multishow e passava clipes como I'm the Best e Hate You de 2NE1, o que foi amor a primeira vista, porém eu nada sabia sobre o universo K-pop ou sobre Coréia, por isso, me passou batido. Voltei a ter contato no final de 2011 com uma aula da faculdade, onde abordamos a musica I'm the Best, que a partir daquele momento entendi que  realmente gostava do estilo, ~apesar de estar na fase da negação porque né, era roqueira assídua~; mas talvez o estilo (Kpop) já estava dentro de mim antes de 2NE1, já que eu , desde quando me conheço por gente sou apaixonada por animes, e consequentemente apaixonada por openings e endings, sem saber que muitos op's e end's são cantadas e/ou compostos por K-poppers.Uma das minhas músicas preferidas, é Duvet , abertura do anime Serial Experiments Lain, ou só Lain, que no caso é composta e cantada pela BoA, uma artista Coreana; pois bem, depois de saber disso tive muita curiosidade em saber onde mais haviam K-poppers nos animes, e onde mais eu havia confundido J-music com K-pop. Ah, a primeira memória que tenho de ter escutado Duvet na minha vida, é de meados de 2007/08 quando ganhei um CD mix de aberturas de anime de uma amiga.
2NE1 - I'm the Best

  Enfim, trouxe algumas curiosidades sobre o K-pop e cultura otaku misturados:
Cover CD Fairy Tail - Lucy & Erza
Encontramos artistas coreanos nas aberturas We Are(10° anniversary version) e Share the World de One Piece, ambas cantadas pelo grupo TVXQ (também conhecido como Dong Bang Shin Ki/Dong Bang Shin Gi);
BoA ataca novamente com Masayume Chasing, no anime Fairy Tail;
Go Younha canta Houki Boshi (ou Comet). 3º ending  de Bleach;
Primeiro encerramento de Ao no Exorcist, Take off, foi cantado por  2PM;
BoA, mais uma vez com Every Heart, 4° ending de InuYasha;
Hakanaku Tsuyoku, catada por Yunha, é a segunda op de Kiba (uma anime que sou apaixonadíssima 💕);
Meu amado e adorado grupo BIG BANG, também tem participação com a música Feeling, opening de Transformers Prime;
BoA - Every Heart
  E isso são apenas alguns exemplos mais famosos, mas também temos K-poppers em Naruto, Beelzebub, Yumeiro Patissiere, Toriko, Jyu Oh Sei, Detective Conan, Supernatural the Animation, entre outros; ou seja, o K-pop pode estar na sua vida, como esteve na minha a tanto tempo e você nem saber.
  O Japão e a cultura otaku, ajudaram muito no crescimento e reconhecimento dos K-poppers pelo mundo,e talvez por isso exista uma relação tão estreita sobre chegar ao K-pop através do "otakismo".

  Por fim, esse foi apenas um texto com poucas curiosidades, que estive lendo e achei legal compartilhar, qualquer ideia aqui será bem vinda caso alguém queira complementar a publicação, no mais, parabéns a todas as B-Army e aos garotos do BTS pelo maravilhoso show.
19/03 - B-Army Day 😻

✿ E vocês? Como conheceram o K-pop?

Um comentário:

  1. Eu sabia de alguns desses, mas alguns eu nem imaginava :D Adorei o poste :3
    Amei seu Blog ! (Inclusive segui)
    Gostaria de saber se está fazendo parcerias com outros Blogs, se estiver aceita fazer com o meu?

    Meu Blog
    Página do Blog
    Meu Insta
    Meu Twitter

    ResponderExcluir